Medicina Especialidade Medicina do Trabalho

Assinale a alternativa INCORRETA, com relação à tuberculose.
  • A. O exame do escarro deve ser colhido em jejum (de preferência pela manhã), utilizando as secreções da via aérea superior. Ao acordar, o paciente deve respirar e tossir, expelindo o material das vias aéreas, que será analisado.
  • B. Considerando o aumento da incidência da infecção pelo HIV, deve-se investigar a infecção por esse vírus em indivíduos diagnosticados com tuberculose.
  • C. Tuberculose pulmonar bacilífera é caracterizada quando o paciente apresenta duas baciloscopias diretas positivas, ou uma baciloscopia positiva e cultura positiva, ou uma baciloscopia positiva e imagem radiológica sugestiva.
  • D. Tuberculose pulmonar escarro-negativa é caracterizada quando o paciente apresenta duas baciloscopias negativas com imagem radiológica sugestiva e achados clínicos ou outros exames complementares que permitam o diagnóstico de tuberculose.
  • E. Tuberculose extrapulmonar é caracterizada quando o paciente apresenta evidências clínicas, achados laboratoriais/histopatológicos compatíveis com tuberculose extrapulmonar ativa, ou pacientes com pelo menos uma cultura positiva para M.tuberculosis de material proveniente de localização extrapulmonar.