Medicina Especialidade Nefrologia

Texto para questões de 66 a 69

Uma menina de um ano e seis meses de idade deu entrada no pronto atendimento infantil com quadro de febre havia três dias, que melhorava após uso de antitérmico, discreta irritabilidade, sem tosse ou vômito. Após avaliação clínica, foram solicitados exames que confirmaram infecção urinária.

De acordo com o texto, após confirmação diagnóstica, assinale a opção que apresenta a melhor maneira de controlar o caso de infecção urinária em questão.

  • A.

    Como a maioria das crianças consegue controlar a infecção urinária com o próprio sistema imunológico, não é necessário o uso de antibióticos, mas sim ampliar investigação epidemiológica e radiológica.

  • B.

    Iniciar antibioticoterapia e ampliar investigação diagnóstica com avaliação por imagem do trato urinário.

  • C.

    Iniciar antifúngico e solicitar nova urocultura após uma semana do tratamento; se estiver negativa, não ampliar a investigação diagnóstica com avaliação por imagem do trato urinário.

  • D.

    Iniciar antibioticoterapia com base no antibiograma e orientar a família que a infecção urinária é uma condição benigna em meninas, não necessitando ampliar a investigação.

  • E.

    Internar a paciente para iniciar antibioticoterapia endovenosa, e orientar a família sobre o fato de que a maioria das meninas apresenta um único episódio, geralmente associado ao uso de fraldas, não necessitando de avaliação por imagem do trato urinário.