Medicina Especialidade Cirurgias Neurocirurgia

Diversas doenças hematológicas podem apresentar implicações cirúrgicas. Diante dessa informação, é correto afirmar que

  • A.

    a mutação G20210A no gene da protrombina pode acarretar elevação dos níveis plasmáticos de trombina, da ordem de 30% (hipertrombinemia) e consequente diminuição da coagulação, levando ao aumento do risco de trombose.

  • B.

    paciente com histórico de reações transfusionais intensas pode receber concentrado de hemácias desde que sejam hemácias lavadas, pois esse processo reduz a quantidade de leucócitos, proteínas e restos celulares na unidade transfusional.

  • C.

    paciente oncológico submetido a procedimento cirúrgico que está em tratamento com agentes quimioterápicos, tais como, ciclofosfamida e vincristina não apresentam efeito no controle do hormônio antidiurético.

  • D.

    o aumento dos marcadores tumorais alfa-feto proteína e da subunidade beta do hormônio gonadotrofina coriônica humana em paciente cirúrgico indica aumento no número de células tumorais de diversas linhagens.

  • E.

    a mutação no fator V de Leiden (G1691A) resulta no fenótipo chamado resistência à proteína S ativada e é observada em 20% a 40% dos pacientes com trombose.