Medicina Especialidade Cirurgias Neurocirurgia

Com o advento do avanço tecnológico na medicina observa-se um aumento de pacientes com patologias genéticas e congênitas. Considerando essa temática e assuntos correlatos, é correto afirmar que

  • A.

    tumor de Wilms é o tumor intra-abdominal mais comum em crianças. Tem sido observado nesse tipo de tumor 50% de perda da homozigose em dois locos gênicos: 11p13 e 11p15. Essa perda de homozigose é um provável mecanismo de inativação do gene de supressão tumoral.

  • B.

    em pacientes com fibrose cística pode ocorrer a obstrução do íleo sendo necessário procedimentos cirúrgicos para a desobstrução. A maioria dos autores tem observado atualmente que em 10 a 15 % dos pacientes com íleo meconial há presença de fibrose cística.

  • C.

    genes supressores tumorais produzem proteínas que bloqueiam as atividades das ciclinas.

  • D.

    o Staphylococcus aureus é o principal agente etiológico associado a episódios de infecção bacteriana invasiva nos indivíduos com anemia falciforme.

  • E.

    neuroblastoma é o tumor sólido extra-cranial mais comum, sua maioria desenvolve na cavidade abdominal intraperitoneal. Comumente no neuroblastoma há deleção do braço curto do cromossomo 1 no locus 36 (1p36).