Medicina Especialidade Cirurgias Neurocirurgia

A complexidade anatômica do pescoço propicia o surgimento de diversos tipos de anomalias congênitas, que devem ser diferenciadas de doenças inflamatórias e de neoplasias. Muitos casos se manifestam mais tardiamente, inclusive na terceira idade. Considerando a temática e assuntos correlatos, é correto afirmar que

  • A.

    os cistos são classificados, segundo Proctor, em quatro tipos: tipo I: na borda anterior do esternocleidomastóideo; tipo II: sobre a veia jugular interna, aderidos ao esternocleidomastóideo; tipo III: estendem-se por entre as artérias carótidas interna e externa, e tipo IV: têm contato com a parede faríngea.

  • B.

    cisto do ducto tireoglosso é a anomalia congênita de linha média menos comum. Origina-se da permanência do trato tireoglosso, após a descida da tireoide até sua posição.

  • C.

    a hidrocefalia pode estar presente ao nascimento ou pode se desenvolver depois. A hidrocefalia surge após trauma ou doença conhecida.

  • D.

    os desequilíbrios hormonais, as deficiências nutricionais e certas drogas utilizadas durante a gestação são as causas determinantes no desenvolvimento da fenda labial e fissura palatina.

  • E.

    linfangiomas são considerados anomalias do sistema linfático e ocorrem, predominantemente, terço superior do pescoço.