Medicina Especialidade Cirurgias Neurocirurgia

As doenças do abdômen são variadas e envolvem os diversos órgãos nesse segmento corporal, com afecções congênitas e adquiridas. Diante disso, é correto afirmar que

  • A.

    o recém-nascido com gastrosquise são mais predispostos a desidratação, hipotermia, sequestro para o terceiro espaço, distúrbios eletrolíticos, acidose, hemorragia e sepse. Esse quadro se deve predominantemente devido à ausência de membrana protetora como ocorre na onfalocele.

  • B.

    a enterite necrosante tem como característica constante a presença de bolhas de gás na intimidade da parede do intestino (pneumatose intestinal), sendo sempre visível à radiografia.

  • C.

    a deficiência de alfa-1 anti-tripsina é uma deficiência orgânica genética hereditária que afeta crianças e adultos. É a deficiência orgânica metabólica mais rara que causa doença hepática em crianças e adultos.

  • D.

    feocromocitoma é uma neoplasia de células cromafins, que causa sinais e sintomas decorrentes da liberação de catecolaminas. Geralmente é um tumor solitário, unilateral, encapsulado, que em 10% dos casos se localiza na medula da suprarrenal.

  • E.

    a atresia de vias biliares e hepatite neonatal correspondem juntas à cerca de 30 a 40% dos casos de colestase.