Medicina Especialidade Cirurgias Neurocirurgia

Nas últimas quatro décadas, houve um grande desenvolvimento no tratamento das neoplasias que acometem crianças. Há estimativa por alguns autores de que em torno de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas, se diagnosticadas precocemente e tratadas em centros especializados. Acerca desse tema, assinale a opção correta.

  • A.

    Osteossarcoma é o tumor ósseo menos comum na pediatria. Origina-se do mesênquima primitivo da formação óssea e caracteriza-se por produzir osteoide.

  • B.

    Há diversos tipos de leucemias conhecidas, sendo a leucemia linfoblástica aguda (LLA) a mais comum na infância.

  • C.

    Nefroblastoma, mais conhecido como tumor de Wilms, é o tumor renal primário mais comum da infância. Origina-se de células do blastema mesonéfrico primitivo.

  • D.

    No retinoblastoma, um sinal importante de manifestação é o chamado "reflexo do olho do gato", o embranquecimento da pupila quando exposta à luz. Pode se apresentar, também, através de fotofobia ou estrabismo. Geralmente acomete crianças acima dos dez anos de idade.

  • E.

    Ependimoma são tumores mais comuns em crianças até três anos de idade, localizando-se principalmente na fossa anterior, próximo ao quarto ventrículo.