Medicina Especialidade Cirurgias Neurocirurgia

O uso de novas tecnologias vem aumentando em todos os segmentos da sociedade e na medicina há algum tempo tem sido notório. Nos últimos anos o uso de vídeo-cirurgia vem sendo cada vez mais utilizados tanto em adultos como em crianças. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    Nos casos de instabilidade hemodinâmica e ruptura diafragmática, a vídeo-cirurgia e o pneumoperitôneo artificial geralmente não são contraindicados.

  • B.

    Uma vantagem em relação à vídeo-laparoscopia é ser uma técnica de fácil execução e aprendizagem, não necessitando de um treinamento especial em vídeo-cirurgia.

  • C.

    Uma desvantagem em vídeo-cirurgia, ainda é o custo dos equipamentos e um risco maior de alguns tipos de lesões como perfuração de vísceras por trocartes, cauterização de vias biliares e dificuldade de controle de grandes hemorragias.

  • D.

    Uma das vantagens técnica da vídeo-cirurgia é que mesmo que a ventilação não seja adequadamente efetuada com níveis seguros de pressão intra-abdominal de CO2 não há risco de desenvolvimento de acidose e hipercapnia.

  • E.

    Uma das vantagens da vídeo-cirurgia em pediatria é não ser necessário a seleção adequada de pacientes.