Medicina Especialidade Neurologia

Um paciente com idade de 63 anos, em tratamento para tumor de pulmão, apresentou, em uma das sessões de quimioterapia, quadro de vômitos incoercível. Após vários episódios e medicações sintomáticas, foi suspenso o tratamento oncológico e iniciada hidratação parenteral com solução glicosada. Depois de persistência dos vômitos, foi colhido sangue para avaliar distúrbio metabólico. Com a constatação de hiponatremia (100 mEq/L ) e hipocalemia (2,8 mEq/L), foi feita a correção imediata do sódio e do potássio, que subiram para 155 e 5,1, respectivamente. Foi remitido o quadro de êmese, porém iniciou-se quadro de fraqueza muscular e dificuldade de fala e deglutição. O paciente foi internado e, após alguns dias, encontrava-se disártrico, com nistagmo ao olhar horizontal, humor depressivo e fraqueza muscular nos quatro membros.

Com relação ao caso hipotético acima, o diagnóstico mais provável é de

  • A. síndrome de Devic.
  • B. mielinólise pontina central.
  • C. síndrome de Shy-Drager.
  • D. doença de Marchiafava-Bignami.
  • E. encefalomielite desmielinizante aguda.