Medicina Especialidade Neurologia

Mulher, 70 anos, internada na unidade de tratamento intensivo por quadro de insuficiência respiratória. Antecedentes de diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e fibrilação atrial. É solicitada avaliação do neurologista por quadro súbito de rebaixamento do nível de consciência. Ao exame neurológico, a paciente está torporosa, responde a perguntas simples monossilabicamente, apresenta desvio tônico do olhar para direita e hemiparesia esquerda de predomínio braquiofacial. Em relação à síndrome neurológica, o diagnóstico mais provável e a conduta adequada são, respectivamente,

  • A.

    síndrome de Foville superior, acidente vascular cerebral em território de artéria cerebral média direita e realização de tomografia de crânio.

  • B.

    síndrome de Foville superior, acidente vascular cerebral pontino à direita e realização de tomografia de crânio.

  • C.

    síndrome de Foville inferior, acidente vascular cerebral pontino à direita e realização de tomografia de crânio.

  • D.

    encefalopatia metabólica secundária à hipóxia, acidente vascular cerebral pontino à direita e realização de rastreamento metabólico e de tomografia de crânio.

  • E.

    síndrome de Foville inferior, acidente vascular cerebral em território da artéria cerebral média direita e realização de tomografia de crânio.