Medicina Especialidade Neurologia

A denominação distúrbios do movimento engloba um grupo heterogêneo de afecções neurológicas que tem como denominador comum a presença de um ou mais tipos de movimentos involuntários. Classicamente, são lesões ou disfunções afetando componentes dos gânglios da base; entretanto, lesões em outros locais do sistema nervoso central ou periférico e mesmo doenças sistêmicas podem assim manifestar-se. Nas síndromes hipercinéticas, encontram-se: tremores, distonia, coreia, atetose, balismo, mioclonias e tiques ou combinações entre eles. A síndrome hipocinética, também conhecida como síndrome parkinsoniana, é outro componente dos distúrbios. O parkinsonismo primário ou idiopático corresponde à própria doença de Parkinson e é responsável por praticamente 80% de todas as síndromes parkinsonianas.

A partir das informações do texto acima, julgue os itens subsequentes, acerca de aspectos associados aos distúrbios do movimento.

Tremores são causados por contrações alternadas de grupos musculares e seus antagonistas, podendo estar presentes em repouso (tremor de repouso ou estático), aparentes apenas na movimentação (tremor cinético ou de ação) ou, ainda, em determinada postura (tremor postural).

  • C. Certo
  • E. Errado