Medicina Especialidade Neurologia

A denominação distúrbios do movimento engloba um grupo heterogêneo de afecções neurológicas que tem como denominador comum a presença de um ou mais tipos de movimentos involuntários. Classicamente, são lesões ou disfunções afetando componentes dos gânglios da base; entretanto, lesões em outros locais do sistema nervoso central ou periférico e mesmo doenças sistêmicas podem assim manifestar-se. Nas síndromes hipercinéticas, encontram-se: tremores, distonia, coreia, atetose, balismo, mioclonias e tiques ou combinações entre eles. A síndrome hipocinética, também conhecida como síndrome parkinsoniana, é outro componente dos distúrbios. O parkinsonismo primário ou idiopático corresponde à própria doença de Parkinson e é responsável por praticamente 80% de todas as síndromes parkinsonianas.

A partir das informações do texto acima, julgue os itens subsequentes, acerca de aspectos associados aos distúrbios do movimento.

Os correlatos clínicos da acinesia incluem micrografia, hipomimia, festinação, perda dos movimentos automáticos associados na marcha, diminuição do volume da voz e perda de melodia.

  • C. Certo
  • E. Errado