Medicina Especialidade Neurologia

A respeito do desenvolvimento infantil, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Reflexo Tônico Cervical Assimétrico (RTCA): é evocado pelas mudanças da posição da cabeça no espaço. Na criança com paralisia cerebral, provoca um máximo de tônus extensor (hipertonia) na posição supina e um mínimo na posição prona. Está presente no primeiro mês de vida, desaparecendo no sexto mês com o aparecimento do Landau.

  • B.

    Reação de Landau: esta reação é uma combinação das reações de retificação e dos reflexos tônicos. Ela aparece ao redor de seis meses de idade. Quando se levanta uma criança, apoiada apenas com a mão do examinador e que está de bruços na mesa, ela primeiro erguerá a cabeça – de maneira que a face esteja numa posição vertical. Após esta elevação da cabeça, ocorre uma extensão tônica da coluna e membros inferiores que pode ser tão forte que todo o corpo da criança se torna curvado para trás.

  • C.

    Reflexo de Galant: um estímulo doloroso na região lombar do bebê em posição prona provocará a flexão do tronco para o lado estimulado. Nos primeiros dias de vida a resposta é frequentemente ausente ou fraca. Este reflexo desaparece com 2 meses de idade.

  • D.

    Reflexo Tônico Labiríntico (RTL): é evocado pelas mudanças da posição da cabeça no espaço. Na criança com paralisia cerebral, provoca um máximo de tônus extensor (hipertonia) na posição supina e um mínimo na posição prono. Está presente no primeiro mês de vida, desaparecendo no sexto mês com o aparecimento do Landau.

  • E.

    Reflexo de Moro: tem seu início no recém-nascido e seu final por volta dos 4 a 6 meses. Testa-se deslocando o centro de gravidade da criança, ou dando um estímulo visual ou sonoro. Como resposta haverá uma abdução e extensão dos membros, com extensão e abertura dos dedos, exceto as falanges distais dos indicadores e polegares que permanecem fletidos. Em seguida, ocorre a adução e flexão dos membros.