Medicina Especialidade Nutrologia

Dentre os transtornos alimentares enquadram-se os quadros de anorexia e bulimia nervosa. No que se refere à terapia nutricional nessas situações, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O fornecimento calórico-protéico de pacientes com anorexia nervosa e desnutrição grave deve ser agressivo, recomendando-se iniciar com mais de 35 Kcal/Kg/dia para reverter o processo catabólico.

  • B.

    Na bulimia nervosa, o objetivo inicial do tratamento nutricional é o de encorajar o paciente na prática de refeições regulares, evitando-se longos períodos de jejum, que podem levar a ciclos de episódios bulímicos.

  • C.

    A terapia nutricional parenteral é indicada naqueles pacientes com distúrbios alimentares com perda de peso grave e quando os tratamentos convencionais (dieta oral, enteral e mudança comportamental) não tenham tido êxito.

  • D.

    A decisão sobre a necessidade da terapia nutricional nesses pacientes deve considerar, além do estado de desnutrição, a estrutura psíquica e a história social dos pacientes.

  • E.

    Na realimentação com terapia de nutrição parenteral em pacientes com anorexia nervosa, podem ocorrer distúrbios eletrólitos graves, como hipofosfatemia e hipocalemia.