Medicina Especialidade Nutrologia

A história nutricional, os aspectos genéticos e o estilo de vida de cada indivíduo refletem diretamente em sua qualidade de vida quando idoso. Em função dessas observações, as Dietary Reference Intakes (DRIs) associam indivíduos acima de 50 anos em faixas diferenciadas que reúnem, num primeiro grupo, os que estão entre 50 e 70 anos e, em outro, aqueles com 71 anos ou mais. Tendo isso em vista, considere as seguintes assertivas.

I. A definição para idosos é difícil, pois as diferenças individuais se tornam mais acentuadas à medida que eles envelhecem.

II. Hábitos dietéticos distintos, predisposições genéticas de cada indivíduo, bem como maneiras diferenciadas de lidar com os nutrientes são ampliados ao longo do tempo.

III. As diferenças na composição corporal condicionam as alterações na forma de utilização dos nutrientes pelo organismo do idoso.

IV. Uma pessoa que tende a não consumir quantidades adequadas de frutas e hortaliças ao longo da vida tem mais chance de desenvolver osteoporose mais cedo.

V. Uma pessoa que tende a não consumir quantidades adequadas de frutas e hortaliças ao longo da vida tem maior chance de desenvolver doenças relacionadas ao estresse oxidativo mais precocemente.

Está(ão) CORRETA(S):

  • A.

    Apenas as assertivas I, III e IV.

  • B.

    Apenas as assertivas I, II e V.

  • C.

    Apenas as assertivas II, IV e V.

  • D.

    Apenas as assertivas III e V.

  • E.

    Apenas as assertivas I, II e IV.