Medicina Especialidade Obstetrícia

Para a melhoria das condições globais de saúde em um país, faz-se necessária, entre outras metas, a redução da mortalidade materna e perinatal. Considerando os conceitos e as causas de mortalidade materna e perinatal no Brasil, assinale a opção correta.

  • A.

    O Sistema de Agravos Notificáveis (SINAN) abrange as doenças de notificação compulsória e inclui diversas outras doenças, inclusive as que influenciam a taxa de mortalidade materna e(ou) perinatal, tais como infecção por rubéola, sífilis e HIV na gestação.

  • B.

    A maioria das mortes maternas ocorre durante o período puerperal e decorrem, em sua maioria, de fatores de risco não identificados no pré-natal.

  • C.

    A dopplerfluxometria contribui para melhorar o controle dos resultados parinatais e ajuda a reduzir a mortalidade perinatal em gestantes de baixo ou de alto risco.

  • D.

    O termo morte materna refere-se à morte de mulher durante a gravidez, parto ou puerpério, devido a causas obstétricas. A expressão morte materna tardia fica reservada para as mortes causadas por doenças não obstétricas agravadas pelo ciclo gravídicopuerperal.