Medicina Especialidade Obstetrícia

Tendo a figura acima como referência inicial e considerando a importância do papel do profissional de saúde na profilaxia e acolhimento das pacientes vítimas de violência sexual, assinale a opção correta.

  • A.

    O exame físico da paciente vítima de abuso sexual é documento importante, visto que mais de 70% das mulheres abusadas sexualmente apresentam evidências de trauma.

  • B.

    Nos casos de estupro de paciente em idade fértil, deve ser feita a profilaxia da gravidez. A droga mais utilizada atualmente nesses casos é o levonorgestrel 0,75 mg, ministrada a cada 12 horas. Trabalhos recentes têm mostrado a mesma eficácia dessa droga, se administrada em dose única de 1,5 mg (2 comprimidos de 0,75 mg).

  • C.

    Nos casos previstos em lei, de interrupção da gestação, caso o médico não se sinta capaz de realizar o procedimento, ele próprio deverá nomear um substituto para tal ação.

  • D.

    Segundo a lei que estabelece a necessidade de notificação compulsória dos casos de violência contra a mulher, entende-se que essa violência inclui a violência física, a sexual e a psicológica, sempre provocada por agressor do sexo masculino, dentro da unidade doméstica ou na comunidade.