Medicina Especialidade Obstetrícia

A Hanseníase ainda constitui relevante problema de Saúde Pública. O Brasil lançou em 2002, o Plano Nacional de Mobilização e Intensificação das Ações da Hanseníase. Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    O principal exame para confirmação diagnóstica da Hanseníase é a baciloscopia, onde se observa a presença do Mycobacterium leprae nos esfregaços de raspados intradérmico das lesões hansênicas ou de outros locais como lóbulo de orelha e/ou cotovelo. A negatividade da baciloscopia afasta definitivamente o diagnóstico de hanseníase.

  • B.

    A pesquisa de sensibilidade nas lesões de pele ou em áreas suspeitas é um recurso muito importante no diagnóstico da Hanseníase e deve ser executada com paciência e precisão.

  • C.

    As pessoas que tem Hanseníase, geralmente queixam-se de manchas dormentes na pele, dores, câimbras, formigamento, dormência e fraqueza nas mãos e pés.

  • D.

    O encaminhamento da pessoa com Hanseníase para uma Unidade de Referência somente está indicada quando houver necessidade de cuidados especiais, intercorrências ou para correção cirúrgica.