Medicina Especialidade Oftalmologia

Uma paciente com 25 anos de idade estava internada em um hospital especializado para tratamento de lúpus eritematoso sistêmico em atividade e insuficiência renal crônica — estava em tratamento hemodialítico crônico. Foram solicitados exames laboratoriais de sangue para auxiliar na avaliação da situação clínica.

Com relação a essa situação hipotética, para que o laboratório de análises clínicas do nosocômio possa atender à demanda em apreço, é indispensável que a coleta de sangue venoso obedeça a determinadas regras básicas, com vistas a fornecer resultados adequados, e que sejam tomadas precauções para minimizar o risco de infecção hospitalar. Com relação aos procedimentos que devem ser adotados pelo laboratório, julgue os itens que se seguem.

A fim de prevenir alterações nos resultados de certos exames, deve-se evitar o procedimento de bater com dois dedos sobre a veia que será puncionada, o que poderia causar hemólise capilar, assim como deve-se evitar que o torniquete seja continuamente apertado por mais de 1 minuto, por causa do risco de hemoconcentração.

  • C. Certo
  • E. Errado