Medicina Especialidade Oftalmologia

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O teste de sobrecarga hídrica pode ser utilizado para o diagnóstico de Glaucoma Primário de Ângulo Aberto, com pressão intra-ocular avaliada pela tonometria de aplanação de Goldmann. São critérios que devem ser seguidos para a correta realização do exame:

  • A.

    ingestão de 1000 ml de água no intervalo de 10 minutos, orientando-se o paciente para que não beba água, por, pelo menos, duas horas antes da realização do teste. A pressão intra-ocular é medida imediatamente antes do teste e 15, 30 e 45 minutos após a ingestão de água.

  • B.

    ingestão de 1000 ml de água no intervalo de 5 minutos, orientando-se o paciente para que não beba água por, pelo menos, duas horas antes da realização do teste. A pressão intra-ocular é medida imediatamente antes do teste e 15, 30 e 45 minutos após a ingestão de água.

  • C.

    ingestão de 500 ml de água no intervalo de 5 minutos, orientando-se o paciente para que não beba água por, pelo menos, uma hora antes dos três horários fixados para a realização do teste, seguindo-se, imediatamente, a tomada da pressão intra-ocular às 7, 12 e 17 horas.

  • D.

    ingestão de 1000 ml de água no intervalo de 10 minutos, orientando-se o paciente para que não beba água por, pelo menos, uma hora antes dos três horários fixados para a realização do teste, seguindo-se, imediatamente, a tomada de pressão intra-ocular às 7, 12 e 17 horas.