Medicina Especialidade Oncologia

O estadiamento anatomopatológico do câncer de mama depende de todos os dados usados no estadiamento clínico, da investigação cirúrgica e ressecção, além do exame anatomopatológico do carcinoma primário, incluindo a sua excisão sem tumor macroscópico presente nas margens operatórias, determinado pelo exame anatomopatológico. Em relação a esse assunto, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Um caso pode ser classificado como pT no agrupamento anatomopatológico do estágio apenas se o envolvimento microscópico, mas não macroscópico, for encontrado nas margens.

( ) Quando um tecido tumoral é encontrado nas margens de ressecção ao exame macroscópico, o caso recebe o código TX, uma vez que a extensão do tumor primário não tem como ser avaliada.

( ) Caso não haja evidências clínicas de metástases axilares, pelo menos a ressecção dos linfonodos axilares baixos (nível 1), ou seja, aqueles linfonodos localizados lateralmente à borda lateral do músculo peitoral menor, deve ser realizada para fins de classificação anatomopatológica (pN).

  • A.

    V/ F/ F

  • B.

    F/ V/ F

  • C.

    V/ F/ V

  • D.

    F/ F/ V

  • E.

    V/ V/ V