Medicina Especialidade Ortopedia

Com relação ao caso clínico abaixo, responda às questões 28 e 29:

Paciente masculino, 23 anos, auxiliar de pedreiro, casado. Mora com a esposa e 3 filhos em uma casa pequena na periferia da cidade. Compareceu em consulta na Unidade de Saúde com queixa de tosse produtiva há 4 semanas, emagrecimento de 3 Kg no período, sudorese noturna e febre vespertina. Solicitado RX de tórax e baciloscopia no escarro. Seu RX não evidenciou alterações, porém a 1.ª coleta de escarro evidenciou BAAR +++.

Conforme o caso descrito, é correto afirmar:

  • A.

    Trata-se de diagnóstico suspeito de tuberculose, sendo necessário aguardar resultado da cultura no escarro para a confirmação.

  • B.

    Trata-se de diagnóstico suspeito de tuberculose, e deve-se aguardar o resultado do teste de sensibilidade para início da terapia.

  • C.

    Trata-se de diagnóstico confirmado de tuberculose, sendo indicado iniciar o tratamento com esquema de 3 drogas (RIP = rifampicina + isoniazida + pirazinamida), enquanto se aguarda o teste de sensibilidade para pesquisa de tuberculose resistente.

  • D.

    Trata-se de diagnóstico confirmado de tuberculose, sendo indicado iniciar o tratamento com esquema de 4 drogas (RIPE = rifampicina + isoniazida + pirazinamida + etambutol), mesmo na ausência de suspeita de tuberculose resistente.

  • E.

    Trata-se de tuberculose extrapulmonar, pois o RX de tórax não evidenciou cavitações.