Medicina Especialidade Otorrinolaringologia

Paciente de 60 anos, hipertenso, faz uso irregular de medicamentos anti-hipertensivos, apresenta-se no pronto-socorro, com sangramento abundante em fossa nasal direita, há 3 horas. Tem a sensação de estar deglutindo grande quantidade de sangue. Foi solicitado hemograma que indicou Hb - 9 g/dL e hematócrito - 27%. Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Trata-se, provavelmente, de um quadro grave de epistaxe superior, a qual envolve os ramos da artéria carótida externa.

  • B.

    Trata-se, provavelmente, de um quadro grave de epistaxe posterior, região ricamente irrigada pelos ramos da artéria esfenopalatina.

  • C.

    Trata-se, provavelmente, de uma epistaxe grave, envolvendo a área de kiesselbach.

  • D.

    Trata-se, provavelmente, de uma epistaxe superior causada pelos ramos etmoidais anteriores da artéria maxilar.

  • E.

    Trata-se de uma epistaxe anterior e a melhor conduta neste caso é a cauterização química.