Questão 637491 - Otorrinolaringologia
Concurso: Secretaria de Estado da Saúde - ES (SESA/ES) 2013
Cargo: Médico - Área Otorrinolaringologia
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)
Nível: Superior
Medicina Especialidade Otorrinolaringologia
Uma criança, com oito anos de idade, levada a atendimento médico, apresentava quadro de otite média serosa e perda condutiva moderada na orelha esquerda. Na orelha direita, a audição mostrou-se dentro dos limiares de normalidade e a otoscopia não demonstrou alterações. Considerando o quadro clínico apresentado e aspectos relacionados à otite e aos reflexos auditivos, assinale a opção correta.
-
A.
Nesse caso clínico, recomenda-se a realização de imitanciometria com curva tipo B bilateralmente.
-
B.
O reflexo cócleo-palpebral está presente já em recém-nascidos, sendo a via aferente desse reflexo o nervo coclear e a eferente, o nervo oculomotor.
-
C.
Durante a pesquisa dos reflexos acústicos, o procedimento mais comum, em casos como o descrito, é verificar a ausência de reflexo ipsi e contralateral em ambas as orelhas dado o comprometimento da aferência com o estímulo à esquerda e da eferência ao se estimular a orelha direita.
-
D.
As emissões otoacústicas estão presentes em casos de afecções da orelha média, uma vez que as células ciliadas externas têm função normal.
-
E.
Crianças com otite média com efusão podem apresentar falta de atenção, alterações comportamentais, alteração do desempenho escolar, atraso no desenvolvimento da linguagem e fala, manipulação da orelha, irritabilidade excessiva, alterações do sono, problemas de equilíbrio, falta de coordenação ou atraso no desenvolvimento motor.