Medicina Parte Geral

Um homem de 59 anos, obeso, tabagista, em uso de glimepirida 4 mg e metformina 1.700 mg ao dia, procura o pronto-socorro porque há 2 horas, após uma discussão com familiares, apresentou forte aperto na região precordial, com irradiação para o braço esquerdo, que durou cerca de 30 minutos, cessando espontaneamente com repouso. Agora está bem, apenas com um pouco de desconforto retroesternal, e só veio por insistência da esposa. Apresenta pulso = 50 bat/min e PA = 164 × 94 mmHg com restante do exame físico normal. O ECG mostra:

A melhor conduta, dentre as abaixo, é administrar

  • A.

    um anti-hipertensivo, preferencialmente inibidor da ECA, orientar quanto aos fatores de risco e encaminhá- lo para acompanhamento ambulatorial.

  • B.

    nitroglicerina EV, bloqueador de canal de cálcio, ansiolítico, colher enzimas cardíacas e observar na sala de emergência.

  • C.

    ácido acetilsalicílico, inibidor da ECA, trombolítico e encaminhar para unidade de tratamento intensivo.

  • D.

    ácido acetilsalicílico, betabloqueador, inibidor da ECA, clopidogrel, trombolítico, colher enzimas cardíacas seriadas e manter o paciente sob observação na sala de emergência.

  • E.

    ácido acetilsalicílico, betabloqueador, oxigênio e heparina de baixo peso molecular, colher enzimas cardíacas e admitir o paciente numa unidade de tratamento intensivo.