Medicina Especialidade Patologia

Texto III, para responder às questões de 26 a 28.

A infecção hospitalar é uma importante causa de morbidade e mortalidade na população idosa, causando aumento do tempo de internação do paciente. As topografias prevalentes de infecção hospitalar são, geralmente, infecção respiratória, do trato urinário e do sítio cirúrgico.

Em um hospital universitário do estado de Goiás, após um levantamento realizado, identificaram-se os micro-organismos Pseudomonas stutzeri e Klebsiella pneumoniae como os causadores de infecções bacterianas mais frequentes em pacientes internados em unidade de terapia intensiva. Assinale a alternativa correta a respeito do cultivo das enterobactérias.

  • A.

    As enterobactérias crescem em meio tríplice açúcar ferro (TSI), sendo esse meio de cultura muito utilizado porque apresenta um resultado preciso, dispensando provas adicionais.

  • B.

    A produção de sulfeto de hidrogênio e a de gás carbônico são importantes provas para a identificação de enterobactérias de importância clínica.

  • C.

    Para o isolamento das enterobactérias presentes em secreções, deve-se semear em Agar chocolate e Agar Mac Conkey, sendo ambos considerados meios ricos.

  • D.

    O micro-organismo que cresce nos meios Agar Mac Conkey e Salmonella-Shiguella pode ser uma enterobactéria ou um enterococos, nunca leveduras.

  • E.

    Durante a identificação das enterobactérias, deve-se realizar a coloração de Gram da colônia isolada, para se descartar a separação de bactérias contaminantes como as bactérias Gram-negativas e das leveduras.