Medicina Especialidade Patologia

Texto IV, para responder às questões de 30 a 35.

Criança de quatro anos de idade, do sexo masculino, branca, moradora de região próxima ao Distrito Federal, apresenta fraqueza e febre, aparecimento de petéquias e equimoses disseminadas pelo corpo, após traumas pequenos e leves, gengivorragia pós-escovação e esplenomegalia. Com a realização de hemograma e EPF, foi relatada a hipótese diagnóstica de anemia associada à parasitose intestinal.

O paciente apresentou pancitopenia, porém com linfocitose e plaquetopenia. Vários exames foram realizados para determinar se os sintomas apresentados não eram decorrentes de uma infecção. Assinale a alternativa correta a respeito desses exames.

  • A.

    Para determinar a presença da Leishmania sp, deve ter sido realizada a punção de líquido cefalorraquidiano, com ausência de parasitos e com níveis de proteínas de 50 mg/dL e glicose de 100 mg/dL, tendo sido os parâmetros bioquímicos desse exame considerados normais.

  • B.

    Para excluir a possibilidade de uma infecção aguda por citomegalovírus ou toxoplasmose, deve-se realizar um ensaio de sorologia para anticorpos do isotipo IgG.

  • C.

    Para excluir a possibilidade de uma infecção aguda por citomegalovírus ou toxoplasmose, deve-se realizar um ensaio de sorologia para anticorpos do isotipo IgG.

  • D.

    A reação em cadeia pela polimerase (PCR) é o método que apresenta a maior sensibilidade e especificidade de todos os testes utilizados atualmente para a identificação de parasitos em tecidos e fluidos obtidos do paciente.

  • E.

    Nas infecções causadas por protozoários, como no caso da Leishmania sp, o paciente pode apresentar hipoalbuminemia, quando os níveis de albumina estiverem entre 3,5 e 5,0 g/dL.