Medicina Especialidade Patologia

Texto VII, para responder às questões 40 e 41.

A pielonefrite é uma infecção do trato urinário, que afeta quase todas as estruturas do rim. Existem duas formas de pielonefrite: a aguda, causada por uma infecção microbiana, e a crônica, na qual tanto as infecções de repetição quanto a resposta imunológica do paciente a infecções são responsáveis pelo quadro de lesões.

A respeito das infecções microbianas que causam a pielonefrite, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Quando ocorre a identificação de Pseudomonas aeroginosas na cultura de urina, em concentração de 10.000 UFC/mL, o resultado é liberado como positivo.

  • B.

    Durante o processamento da urina, deve-se considerar a possibilidade de a infecção ser causada por Candida de espécies albicans e não-albicans.

  • C.

    A coloração de Gram é realizada após a cultura da urina, para identificar as bactérias Gram-positivas e negativas. Essa coloração é feita quando se obtém um número de colônias maior que 105 UFC/mL.

  • D.

    O meio de cultura Mac Conckey é normalmente utilizado para o isolamento de bactérias Gram-positivas presentes na urina.

  • E.

    Após o resultado positivo do exame de cultura de urina de pacientes internados em uma unidade hospitalar, deve-se realizar o antibiograma, cujos antibióticos testados dependem do agente etiológico e dos antibióticos mais eficazes disponíveis comercialmente.