Medicina Especialidade Pediatria

Texto para os itens de 64 a 72

          João, com 45 anos de idade, ajudante de pedreiro, desempregado, procurou atendimento médico em um centro de saúde municipal por estar apresentando cansaço, fadiga e falta de ar ao realizar médios esforços. Durante o exame clínico, foram constatados um sopro diastólico na borda esternal esquerda, pulso martelo d'água, pressão arterial de 145 mmHg × 70 mmHg e presença de hérnia inguinal de pequeno volume, à direita. Após a realização de exames laboratoriais, eletrocardiograma, radiografia de tórax e ecocardiograma no hospital municipal, João recebeu o diagnóstico de insuficiência aórtica decorrente de sífilis terciária. Foi informado, ainda, pelo médico assistente do centro de saúde, de que havia necessidade de correção cirúrgica da valvopatia aórtica e de que, pelo fato de não ter plano de saúde privado, não tinha direito de utilizar o Sistema Único de Saúde (SUS) para se submeter a esse tipo de procedimento cirúrgico de alta complexidade. Por esse motivo, o médico informou-lhe que receberia apenas medicamentos (furosemida e captopril) para tratar da cardiopatia.

Tendo por base a situação clínica descrita no texto e os princípios básicos que norteiam o SUS, julgue os itens que se seguem.

A informação da impossibilidade de realização do procedimento cirúrgico, dada pelo médico assistente, fere frontalmente o chamado princípio da integralidade.

  • C. Certo
  • E. Errado