Medicina Especialidade Pediatria

          A pediatria é atualmente uma das poucas áreas da medicina que observa o indivíduo como um todo, dentro de uma visão biopsicossocial. O pediatra deve ser um profissional médico com sólida formação, preparado para identificar e resolver a grande maioria dos problemas de saúde da criança. Apenas uma pequena minoria das crianças que demandam a uma clínica de crianças deveria ser encaminhada para subespecialistas ou especialistas de outras áreas.

 Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética, considerando o contexto abordado acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma criança nasceu em uma maternidade de nível secundário onde existe apenas um pediatra geral de plantão. A criança apresenta uma gastrosquise. Nessa situação, a conduta imediata deve ser tentar introduzir as alças o máximo possível para a cavidade abdominal e envolver o restante em compressas geladas, administrar medidas gerais como passar uma sonda orogástrica, deixar a criança com dieta zero, estabelecer uma venóclise com hidratação venosa e, em seguida, encaminhar a criança para um hospital terciário onde exista um serviço de cirurgia pediátrica.

  • C. Certo
  • E. Errado