Medicina Especialidade Pediatria

          A pediatria é atualmente uma das poucas áreas da medicina que observa o indivíduo como um todo, dentro de uma visão biopsicossocial. O pediatra deve ser um profissional médico com sólida formação, preparado para identificar e resolver a grande maioria dos problemas de saúde da criança. Apenas uma pequena minoria das crianças que demandam a uma clínica de crianças deveria ser encaminhada para subespecialistas ou especialistas de outras áreas.

 Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética, considerando o contexto abordado acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Um escolar de 11 anos de idade sofreu um acidente com material combustível (álcool) depositado em recipiente inadequado. Na avaliação do caso, o médico pediatra observou que as queimaduras atingiram a cabeça, o pescoço, a face anterior do tronco e os membros superiores. As lesões apresentavam extensas bolhas com material líquido e áreas de vermelhidão, extremamente dolorosas. Nessa situação, é correto classificar a queimadura como de terceiro grau e que atingiu aproximadamente 27% da superfície corporal.

  • C. Certo
  • E. Errado