Medicina Especialidade Pediatria

Cada uma das opções abaixo apresenta uma situação hipotética acerca dos problemas do aparelho digestório e do fígado no período neonatal, na infância e na adolescência, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresente a assertiva correta.

  • A.

    Um recém-nascido com 24 horas de vida apresentou vômitos esverdeados repetidos, sem distensão abdominal importante. A radiografia do abdome revelou sinal da dupla bolha. Nessa situação, o diagnóstico é de intussuscepção intestinal, e devese fazer a correção com um clister glicerinado.

  • B.

    O aleitamento materno, no quarto mês de vida de um lactente, passou a ser complementado com fórmula infantil e frutas. Após 3 dias, a criança apresentou dor abdominal, vômitos pós-alimentares e diarréia sanguinolenta. Nessa situação, o diagnóstico mais provável é intolerância à lactose.

  • C.

    Um escolar, branco, do sexo masculino, com história de anorexia, apresentou perda de peso, dor abdominal e diarréia com rajas de sangue há seis meses. Na revisão dos sintomas, relatou dor articular com inchaço nos tornozelos e joelhos. No exame físico, observou-se fácies de sofrimento, palidez, redução do tecido celular subcutâneo e atrofia muscular, distensão abdominal moderada com dor difusa e massa na fossa ilíaca direita. Um exame oftalmológico mostrou uveíte anterior. Nessa situação o diagnóstico mais provável é de doença de Crhon.

  • D.

    Um adolescente foi submetido a investigação sorológica que revelou: HBsAg negativo, antiHBc total positivo, HBc IgM negativo e antiHBsAg positivo. Nessa situação, é correto afirmar que o adolescente foi imunizado no passado com a vacina recombinante contra a hepatite B e não terá risco de se infectar pelo vírus selvagem.