Medicina Especialidade Pediatria

Um lactente masculino, de 5 meses de idade, amamentado exclusivamente ao seio, foi submetido a consulta médica porque a mãe achava que, apesar de ter leite em abundância e a criança sugar bem, esta não vinha ganhando peso como deveria. Na revisão da história, a mãe informou que eventualmente a criança apresentava febre baixa, irritabilidade, vômitos e diarréia. O cartão da criança mostrou uma curva de ganho ponderal achatada nos últimos dois meses. O exame físico mostrou apenas palidez discreta. O médico estabeleceu infecção do trato urinário como diagnóstico principal e solicitou um exame sumário de urina e uma cultura de urina.

Com referência ao quadro clínico acima narrado, assinale a opção correta.

  • A.

    O médico equivocou-se quanto ao diagnóstico principal. Na faixa etária em questão, a infecção do trato urinário apresentase clinicamente com sintomas ligados ao trato urinário, como polaciúria, disúria, dor abdominal e urina com odor fétido.

  • B.

    Exame sumário de urina apresentando leucocitúria, hematúria e bacteriúria confirmaria o diagnóstico de infecção do trato urinário.

  • C.

    Cultura de urina obtida por meio de saco coletor após, no máximo, 30 minutos de espera, com resultado de mais de 100.000 colônias de uma mesma bactéria, confirmaria o diagnóstico de infecção do trato urinário.

  • D.

    Considerando o diagnóstico de certeza de infecção do trato urinário e a administração do respectivo tratamento, dispensar-se-ia a realização posterior de exames de imagem para o diagnóstico de malformações do trato urinário, por se tratar do primeiro episódio de infecção em uma criança do sexo masculino.