Medicina Especialidade Pediatria

Julgue os itens que se seguem, relativos aos antibióticos e quimioterápicos, no que diz respeito a farmacocinética; indicações , contra-indicações e efeitos adversos; doses, intervalo e duração do tratamento.

I A penicilina cristalina tem eliminação basicamente renal, boa penetração liquórica e boa atuação contra os estreptococos dos grupos A, B e C; contra os pneumococos e contra os enterococos, sendo altamente sensível à produção de betalactamases.

II Frente a um recém-nascido de mãe soropositiva para o HIV, é indicada a administração de zidovudina (AZT), na dose de 2 mg/kg/dose, de 6 em 6 horas, durante 6 semanas, iniciada até a oitava hora de vida.

III Recomenda-se quimioprofilaxia com rifampicina em criança de 4 anos de idade, institucionalizada, vacinada, que tenha entrado em contato com caso índice de meningite por hemófilos, em creche onde passe 3 horas por dia.

IV Considere um recém-nascido com diagnóstico clínico de sepse tardia que recebeu terapêutica com oxacilina por 10 dias, com boa evolução clínica e hematológica. Ao final desses 10 dias, o médico recebeu o resultado da hemocultura, que demonstrou a presença de Staphylococcus aureus resistente à oxacilina e sensível à vancomicina. Nessa situação, o médico deverá recomendar o reinício da terapêutica com vancomicina.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    4.

  • B.

    3.

  • C.

    2.

  • D.

    1.