Medicina Especialidade Pediatria

O grande desenvolvimento da Cirurgia Pediátrica se deve em parte ao conhecimento das características fisiológicas do recém-nascido (RN) e da criança, o que possibilitou estabelecer condutas preventivas e curativas para os pacientes com afecções cirúrgicas. Com relação a estas características fisiológicas, marque a alternativa INCORRETA.

  • A.

    RN pré-termo apresenta maior tendência à icterícia por incapacidade do fígado em metabolizar bilirrubina, maior perda insensível de água devido à maior superfície corporal e pouco tecido celular subcutâneo e hipocalcemia, uma vez que o estoque de cálcio se faz somente após o nascimento.

  • B.

    RN pequeno para a idade gestacional apresentam maior frequência de hipoglicemia pelo baixo teor de glicogênio hepático, pneumonia, devido à deficiência imunológica e ao grande gasto de energia com o anabolismo exagerado.

  • C.

    O RN é mais susceptível à hipotermia por possuírem tecido celular subcutâneo escasso, centro termorregulador imaturo e circulação sanguínea subcutânea superficial, possibilitado maior perda de calor.

  • D.

    A anestesia geral em RN promove paralisia da musculatura com diminuição da produção de calor, favorecendo a hipotermia que determina a secreção de catecolaminas, que por sua vez irá promover vasoconstrição periférica e metabolismo anaeróbico, cujo resultado final é a acidose metabólica.

  • E.

    A taxa de filtração glomerular do RN é apenas 25% da do adulto, devido a um fluxo sanguíneo medular maior do que o da cortical, resultando em uma inabilidade do rim em eliminar os catabólitos.