Medicina Especialidade Pediatria

Observou-se que um menino de 9 anos apresentava dor abdominal e repetidas infecções no trato urinário por proteus. Ele havia sido tratado com diferentes antibióticos antes de ser realizado qualquer estudo por imagem. Posteriormente, os estudos de imagens mostraram que ele tinha cálculos coraliformes bilaterais. Os testes de função renal estavam normais. Marque a alternativa INCORRETA.

  • A.

    Esse é provavelmente um cálculo infeccioso, uma vez que estes cálculos geralmente têm uma configuração coraliforme quando localizados nos rins e comumente associam-se à infecção do trato urinário por microorganismos, que “quebram” a molécula de uréia, como o proteus.

  • B.

    Além da eliminação bacteriana, a eliminação do cálculo é essencial para o tratamento, uma vez que os cálculos podem abrigar os agentes infecciosos em seu interior e, então, o tratamento com antibiótico não será efetivo.

  • C.

    Embora a litotripsia extracorpórea seja a primeira escolha para muitos cálculos renais em crianças, uma abordagem invasiva poderá ser necessária para cálculos maiores e complexos como este.

  • D.

    Para a cirurgia renal percutânea, técnicas diferentes são utilizadas em crianças e adultos, sendo a idade o fator limitante mais importante para a sua aplicação em crianças.

  • E.

    A remoção completa de todos os fragmentos é necessária, uma vez que os fragmentos podem abrigar agentes infecciosos, e toda criança com cálculos sabidamente infecciosos deve ser submetida a uma avaliação metabólica completa, para excluir a presença de distúrbio de base.