Medicina Especialidade Pediatria

Um menino de oito anos de idade foi levado ao pronto-socorro com crise grave de asma. A mãe informou que ele tem tido pelo menos duas crises ao mês. Ao exame, apresentava-se agitado, com palidez de mucosas, sudorese fria, FC: 130 bpm, FR; 35 irpm, SpO2: 91% e ausculta pulmonar com MV diminuído difusamente com sibilos expiratórios disseminados em ambos os HT. Feito um resgate na primeira hora com três nebulizações de SF (0,9%), fenoterol (5 gotas), com melhora parcial do quadro, fato que levou o médico a repetir a conduta e a indicar internação. O paciente evoluiu bem, recebendo alta vinte horas após.

Considerando essas informações, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na alta hospitalar, deve ter sido prescrita antibioticoterapia e nebulização (com 3 mL de soro fisiológico e 5 gotas de fenoterol) de 4/4 horas por sete dias.

  • B.

    Deve-se prescrever corticoide inalatório enquanto durar a crise e orientar o uso de formoterol antes do exercício físico.

  • C.

    Provavelmente, recebeu alta precoce e sem controle laboratorial e radiológico.

  • D.

    Durante a internação, foi realizada espirometria para a confirmação de quadro obstrutivo ou restritivo.

  • E.

    A alta deve ter sido concedida com prescrição de corticoide oral e nebulização (com 3 mL de soro fisiológico e 5 gotas de fenoterol de 4/4 horas) por cinco dias e encaminhamento para ambulatório de asma visando à profilaxia da doença.