Medicina Especialidade Pediatria

Anemia ferropriva é a forma mais prevalente de anemia na criança. Com relação à recomendação de suplementação profilática de ferro estabelecida pelo Departamento Científico de Nutrologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Pediatria, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Para lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional, em aleitamento materno exclusivo até o 6.º mês, não é indicada a suplementação com ferro.

  • B.

    Para lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional, em uso exclusivo de fórmula infantil até 6 meses, não é indicada a suplementação com ferro.

  • C.

    Para lactentes nascidos a termo, de peso adequado para a idade gestacional, com mais de 6 meses, desde que a ingestão seja menor que 500 mL de fórmula infantil por dia, não é indicada a suplementação com ferro.

  • D.

    Para lactentes nascidos a termo, com peso adequado para a idade gestacional, a partir da introdução de alimentos complementares, se não houver a ingestão mínima de 500 mL de fórmula por dia, é indicada a suplementação com 1 mg de ferro elementar por quilo de peso por dia até que eles atinjam 2 anos de idade.

  • E.

    Prematuros e recém-nascidos de baixo peso, independentemente do tipo de alimentação, a partir do 30.º dia de vida devem receber 2 mg de ferro por quilo por dia, durante o primeiro ano de vida, e 1 mg por quilo por dia até os 2 anos de idade.