Medicina Especialidade Pediatria

Julgue os itens seguintes, relativos à vacinação em situações especiais.

I Um adolescente, vacinado há mais de dez anos contra a febre amarela, ao viajar para área endêmica da doença, deve ser revacinado pelo menos 10 dias antes da viagem.

II A vacina anual contra influenza é indicada para crianças institucionalizadas ou frequentadoras de creches, a partir dos 2 anos de idade.

III Em crianças que receberam produtos sanguíneos, como plasma, sangue ou imunoglobulina, a vacinação com vacina de vírus vivos, como aquela contra sarampo, caxumba e rubéola e a contra varicela deve ser adiada por pelo menos 12 meses.

IV Vacinas de agentes vivos, tanto bactérias quanto vírus, são contraindicadas para crianças com imunodeficiências graves combinadas, pois podem causar complicações sérias, ou levar essas crianças a óbito.

V Um prematuro com menos de 2.000 g, filho de mãe com situação sorológica para hepatite B desconhecida, recebeu nas primeiras 12 horas de vida a primeira dose da vacina contra hepatite B e imunoglobulina específica contra hepatite B. Essa criança deverá receber mais três doses da vacina, a primeira com a idade cronológica de um mês.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1.

  • B.

    2.

  • C.

    3.

  • D.

    4.

  • E.

    5.