Medicina Especialidade Pediatria

Em relação a queimaduras, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Em pacientes com queimaduras extensas, para aliviar a dor e interromper a lesão tecidual, recomenda-se lavar a queimadura com água corrente fria (15ºC) por 20 minutos. Lembrando que esse procedimento não traz benefício se aplicado uma hora após a queimadura.

  • B.

    Na reposição hídrica, a transfusão com concentrados de hemácias é recomendada com hematócrito <24% (hemoglobina 8g/dL), ou com hematócrito <30% (hemoglobina < 10g/dL) nos pacientes com manifestações sistêmicas. O plasma fresco é indicado quando há distúrbios de coagulação.

  • C.

    Quando ocorre febre elevada em pacientes queimados, deve-se monitorar periodicamente a infecção por meio de avaliação clínica e avaliação da ferida cirúrgica durante os curativos. Nos casos mais graves, recomenda-se o uso profilático de antibiótico.

  • D.

    Nos casos de lesão por inalação, dependendo da extensão da queimadura, pode haver necessidade de acesso venoso para controle da oferta hídrica.

  • E.

    Em caso de queimadura elétrica com lesão das vísceras maciças e do íleo, deve-se procurar por lesões de entrada e saída da queimadura e verificar a vacinação antitetânica.