Medicina Especialidade Pediatria

Texto para as questões 53 e 54

Um menino, com seis anos de idade, com encefalopatia crônica não progressiva, do tipo convulsivo, em uso de gardenal 200 mg/dia, acamado crônico, com baixa exposição solar e alergia ao leite de vaca foi internado com pneumonia. A criança estava com pneumonia de repetição. Alimentava-se por gastrostomia, com dieta blenderizada caseira. Ao exame, a criança estava desnutrida, dispneica, com batimento de asa de nariz, retração subcostal, cianose subungueal, taquicárdica, taquipneica, desidratada leve, afebril e mal estado geral. Foram verificados na ausculta pulmonar estertores bolhosos em todo o pulmão e estertores creptantes em terço inferior de hemitórax direito. Rosário raquítico, punhos e tornozelos alargados, abdômen globoso, fígado palpável a 5 cm da reborda costal direita, hepatimetria 6 cm também foram constatados.

Com relação aos eixos endócrinos envolvidos no caso acima, assinale a opção correta.

  • A. Altos níveis séricos de 1,25dihidroxivitamina D depletam os estoques de vitamina D.
  • B.

    A fosfatase alcalina é uma indicação da atividade osteoclástica.

  • C.

    Ao nascimento, os níveis de vitamina D no sangue do cordão é menor que 50% dos níveis maternos.

  • D.

    O gene CYP2R1 codifica uma 25 hidroxilase, uma enzima do citocromo P450, que é limitante de velocidade na síntese da vitamina D ativa (1,25 di hidroxivitamina D).

  • E.

    Apenas o heterodímero formado pela vitamina D e seu receptor e o retinoide X ligado a seu receptor podem se ligar ao DNA e explicitar as ações da vitamina D.