Medicina Especialidade Pediatria

Texto para as questões 43 e 44

A mãe de um recém-nascido com dois meses de idade relatou que o filho apresentara aumento do volume abdominal e caroços esverdeados disseminados na pele havia um mês. O exame físico revelou que o aumento do volume abdominal era decorrente, grande parte, de hepatomegalia volumosa. A ultrassonografia de abdome total mostrou, além da hepatomegalia, a presença de massa em região de adrenal direita. O paciente foi submetido à biópsia guiada por tomografia, que revelou neuroblastoma.

Com base nas informações acima apresentadas, assinale a opção correta em relação aos pacientes portadores de neuroblastoma estádio IV-S.

  • A.

    Dados o excelente prognóstico e a possibilidade de remissão espontânea da doença, esses pacientes não necessitam de acompanhamento oncológico especializado.

  • B.

    Indica-se transplante autólogo de medula óssea como primeira linha de tratamento para esses pacientes.

  • C.

    Apesar de, aparentemente, esses pacientes apresentarem doença metastática, biópsias dos supostos sítios comprometidos não revelam presença de células de neuroblastoma.

  • D.

    Tais pacientes não apresentam metástases detectáveis, o que faz que tenham bom prognóstico.

  • E.

    Quando necessitam de tratamento quimioterápico, esses pacientes podem ser inicialmente tratados com protocolos de tratamento menos intensivos.