Medicina Especialidade Pediatria

O mecanismo de ação das drogas antineoplásicas pode resultar em alta incidência de toxicidade potencialmente severa, que pode ser aguda ou crônica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.

  • A.

    A ocorrência de leucemia mieloide aguda, após o uso de epipodofilotoxina, como o teniposide(VM 26), está relacionada à suscetibilidade individual ao medicamento, ao envolvimento do gene AML1, sendo dependente da dose cumulativa do medicamento.

  • B.

    A perda auditiva sensorioneural e a ocorrência de tinitus são efeitos tardios de quimioterápicos do grupo dos agentes alquilantes como dacarbazina e procarbazina.

  • C.

    São fatores de risco para a ocorrência da miocardiopatia relacionada ao uso endovenoso de altas doses de citarabina o uso concomitante de quimioterapia intratecal, idade maior que cinco anos durante o tratamento e ausência de infiltração leucêmica do SNC.

  • D.

    O estudo da função renal e da densidade óssea devem ser realizados a longo prazo após uso de altas doses de methotrexate, uma vez que essa droga, em altas dosagens, é nefrotóxica.

  • E.

    Paciente acometido por osteosarcoma metastático pode beneficiar-se do uso de protetores do miocárdio, como dexrazoxane, uma vez que eles previnem a miocardiopatia relacionada à antraciclina.