Medicina Especialidade Pediatria

Com relação ao transplante de medula óssea em crianças, assinale a opção correta.

  • A.

    A doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH) é complicação que ocorre após a enxertia (pega) das células tronco do doador alogênico, o que ocorre entre o D7 e o D28 do tratamento.

  • B.

    A chance de óbito relacionado ao transplante varia de 20% a 50% nos transplantes com doador aparentado compatível nos 10 antígenos HLA regularmente testados, especialmente se o doador for CMV negativo.

  • C.

    Criança com neuroblastoma de alto risco (estadios III e IV com amplificação de MYC-N) não se beneficia do transplante autólogo como parte do tratamento, devendo receber doses terpêuticas de MIBG em substituição ao TMO.

  • D.

    De acordo com EBMT (European Group for Bloos and Marrow Transplantation), para pacientes com leucemia linfoide aguda de alto risco em primeira remissão, o transplante alogênico é recomendado, preferencialmente com doador não aparentado, uma vez que o efeito do enxerto contra a leucemia é mais evidente nessa situação.

  • E.

    A profilaxia da doença do enxerto contra o hospedeiro com ciclosporina e tracolimus deve ser iniciada no período de condicionamento, antes da infusão das células tronco do doador em transplantes alogêncios não aparentados com mismatch, pela alta frequência de DECH nessa situação.