Medicina Especialidade Pediatria

Texto para as questões de 76 a 78

A principal função da glândula tireoide é a síntese da triiodotironina e da tiroxina, hormônios indispensáveis à normalidade de funcionamento do organismo humano em todas as faixas etárias. A síntese desses hormônios é o único papel reconhecidamente fisiológico do iodo. Para assegurar essa síntese indispensável ao organismo humano, o tecido tireoidiano tem a capacidade de captar, transportar e concentrar o iodo no lúmen do folículo tireoidiano.

Tendo como base o texto apresentado, assinale a opção correta no que concerne às doenças provocadas pelo mau funcionamento da tireoide.

  • A.

    O retardo no desenvolvimento ósseo é radiograficamente detectável logo após o nascimento, em 60% das crianças com hipotireoidismo congênito.

  • B.

    Em imagem radiológica, a sela túrcica de lactentes com hipotireoidismo congênito se mostra geralmente reduzida em diâmetro e com formato achatado.

  • C.

    O tratamento a ser recomendado para o hipotireoidismo na criança é a ministração endovenosa semanal de levotiroxina.

  • D.

    Os níveis de colesterol sérico geralmente estão abaixo do normal em crianças com mais de dois anos de idade que tenham hipotireoidismo congênito.

  • E.

    A variedade mais comum de hipotireoidismo hereditário é a ectopia tireoidiana.