Medicina Especialidade Pesquisa Clínica

Um pesquisador, vinculado a uma instituição hospitalar universitária, após ter obtido resultados favoráveis de um estudo clínico em animais relativo aos efeitos de um novo medicamento e ter seguido os protocolos do desenho metodológico de natureza científica e dos princípios éticos que regulamentam a pesquisa em animais, decidiu fazer um ensaio clínico para avaliar o regime de quimioterapia desse medicamento em pacientes com câncer. Ele elegeu como sujeitos da pesquisa pacientes aos quais prestava atendimento médico nesse hospital universitário e que tinham, por seu baixo poder aquisitivo, dificuldade de acesso a serviços de saúde. O pesquisador selecionou, entre esses sujeitos, pacientes para caso-controle e comunicou ao grupo, com o conhecimento da equipe de saúde local, a introdução desse medicamento no regime terapêutico.

Considerando a situação e as informações apresentadas no texto acima, julgue os itens seguintes, que versam acerca dos princípios éticos e dos atos regulatórios envolvidos na realização de pesquisas em seres humanos.

Como o protocolo recebeu aprovação do comitê de ética em pesquisa em animais e os resultados foram favoráveis, o pesquisador, por integrar instituição universitária que se encontra autorizada a realizar estudos envolvendo liberação de novas drogas, poderá prescindir, para a avaliação desse novo medicamento em seres humanos, de nova aprovação do protocolo pelo comitê de ética em pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado