Medicina Especialidade Pneumologia

Texto III, para responder às questões de 26 a 28.

Considere um paciente masculino, 39 anos de idade e 73 kg de peso. Após um mês de tosse produtiva, febre e emagrecimento, procurou serviço de saúde, no qual foi diagnosticada tuberculose pulmonar. Sem história de tuberculose anterior, o paciente teve sorologia para HIV negativa, não possuindo nenhuma comorbidade.

Considere que o paciente do caso apresentado no texto III, após noventa dias, tenha abandonado o tratamento e interrompido a medicação e que, passados seis meses sem acompanhamento, ele tenha procurado novamente o atendimento médico, assintomático, para retomar o tratamento. Nesse caso, a conduta correta é

  • A.

    completar o tempo de tratamento do esquema que havia sido interrompido e solicitar exame de escarro para cultura, identificação e teste de sensibilidade.

  • B.

    iniciar esquema para tuberculose resistente com estreptomicina, etambutol, levofloxacina, pirazinamida e terizidona e solicitar exame de escarro para cultura, identificação e teste de sensibilidade.

  • C.

    solicitar exame de escarro para cultura, identificação e teste de sensibilidade e iniciar o tratamento após o resultado com drogas que demonstrem atividade nesse teste.

  • D.

    iniciar novo tratamento com o mesmo esquema original e solicitar exame de escarro para cultura, identificação e teste de sensibilidade.

  • E.

    observar o paciente e reiniciar o tratamento caso volte a apresentar sintomas.