Medicina Especialidade Pneumologia

Considerando que a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e a disfunção das cordas vocais (DCV) são as duas patologias mais frequentemente confundidas com a asma na prática clínica. Assinale a alternativa correta, quanto ao diagnóstico diferencial destas três entidades nosológicas.

  • A.

    Em relação aos sintomas no ciclo respiratório, a expiração é mais prolongada do que a inspiração na asma e na DCV, enquanto no DPOC a inspiração é que é mais prolongada do que a expiração e a resposta ao corticosteróide é boa na asma e pobre no DPOC e DCV.

  • B.

    A resposta ao broncodilatador é boa na asma e na DCV e pobre no DPOC e o corticosteróide tem boa resposta, tanto na asma como na DCV e pobre no DPOC.

  • C. A capacidade de difusão do monóxido de carbono está normal ou elevada na asma, baixa no DPOC e normal na DCV e a resposta ao broncodilatador é boa na asma, modesta no DPOC e pobre na DCV.
  • D.

    A resposta ao corticosteróide é boa na asma e pobre no DPOC e DCV e a capacidade de difusão do monóxido de carbono está elevada, tanto na DPOC como na asma, e normal na DCV.

  • E.

    Tanto no DPOC como na DCV, a inspiração é mais prolongada do que a expiração, e a resposta na DCV tanto do corticosteróide como do broncodilatador é pobre.