Medicina Especialidade Psiquiatria

São observações contidas no texto de Cézar R. Campos, "Cidadania, Sujeito, Cersam e Manicômios", EXCETO:

  • A. As pessoas com doenças mentais, quando conseguiam sair através de alta ou outro motivo dos hospitais, deparavam-se com uma violência social mais sutil, que se expressava através de processos de negação das possibilidades, dos que passaram pelo circuito assistencial.
  • B. Os hospitais psiquiátricos privados eram os grandes alimentadores do mo-delo hospitalocêntrico. Sendo responsáveis por 75% de todas as interna-ções psiquiátricas, atuavam como naturalizadores do fluxo loucura-internação.
  • C. As abissais diferenças entre a formação social brasileira e a italiana limita-ram a aplicação do modelo de reforma psiquiátrica que lá vigorava e arrefe-ceu as esperanças dos trabalhadores da saúde mental no Brasil, apesar da presença de Basaglia em 1979.
  • D. No final de 1987, o II Encontro Nacional dos Trabalhadores da Saúde Men-tal, na cidade de Bauru/SP, marcou uma posição e uma direção para o mo-vimento antimanicomial, com uma ação política incisiva e determinação para desmonte do paradigma hospitalar.