Medicina Especialidade Psiquiatria

No que toca aos transtornos do sono, é INCORRETO afirmar que

  • A.

    a síndrome de Kleine-Levin é uma condição relativamente rara, que consiste de períodos recorrentes de sono prolongado (que podem durar de uma a várias semanas), com períodos interpostos de sono normal e vigília alerta. Com poucas exceções, o primeiro ataque ocorre entre as idades de 10 a 21 anos.

  • B.

    o sonambulismo, em geral, se inicia entre as idades de 4 e 8 anos. O pico de prevalência é ao redor dos 12 anos de idade. Ele é mais comum entre meninos, e cerca de 15% das crianças têm um episódio ocasional.

  • C.

    o transtorno do terror noturno é caracterizado por um despertar no primeiro terço da noite, durante o sono NREM (Estágios 3 e 4). É quase sempre iniciado por grito agudo ou choro, acompanhado por manifestações comportamentais de atividade intensa beirando o pânico.

  • D.

    o sonambulismo consiste em uma seqüência de comportamentos complexos que se iniciam no segundo terço da noite durante o sono REM (Estágios 1 e 2) e muitas vezes, embora nem sempre, progridem − sem consciência plena ou recordação posterior do episódio − para o levantar da cama e o caminhar.

  • E.

    a embriaguez do sono é uma forma anormal de despertar em que a falta de um sensório claro na transição do sono para a vigília plena é prolongada e exagerada. Desenvolve-se um estado de confusão que, por vezes, leva o indivíduo a se comportar de forma inconveniente ou até mesmo a cometer atos criminosos.